Google App Engine: Conheça o sistema PaaS da Google
10:48Já falei aqui um pouco sobre as plataformas de desenvolvimento na Nuvem, hoje vou me aprofundar um pouco mais na solução do Google:
O Google App Engine é o serviço de Plataforma como Serviço (PaaS) do Google, em que oferece uma serie de ferramentas e facilidades para desenvolvedores criarem suas aplicações e utilizarem a infraestrutura de Nuvem do Google para hospeda-las.
Como o Google App Engine você pode criar aplicações Web e utilizar os benefícios de Cloud Computing para a sua Aplicação, tornando ela automaticamente em um SaaS (Software as a Service).
O Google App Engine permite que você construa aplicações web nos mesmossistemas escaláveis que as aplicações criadas pelo Google. Os aplicativos App Engine são fáceis de construir, fácil de manter e fácil de escalar. Com o Google App Engine, não há servidores para manter. Se você acabou de fazer upload de seu aplicativo, ele está pronto para servir a seus usuários.
Você não precisa mais se preocupar com a administração do banco de dados, balanceamento de cargas, configurações do servidor, fragmentação e outros serviços que ficam todos a cargo do App Engine.
Fora que utilizando o Google App Engine você tem todo o poder da Nuvem do Google a disposição da sua aplicação, podendo dimensionar até 7 bilhões de requisições por dia isso tudo com o escalonamento gerenciável, podendo aumentar ou diminuir de acordo com as necessidades da sua aplicação.
Utilizando o Google App Engine
O desenvolvimento para o Google App Engine é bem simples, você baixa o SDK de acordo com a linguagem que você escolher, começa a programar e depois é só fazer o upload e pronto, sua aplicação já esta na Nuvem do Google!
Linguagens de programação utilizados
O GAE (Google App Engine) foi lançado em 2008 e contava com as linguagens Java, Phyton e GO mas nas ultimas atualizações o GAE adicionou o suporte a linguagem PHP, facilitando o trabalho de quem já trabalha com a linguagem.

Frameworks
O GAE possibilita trabalhar com Frameworks já existentes como:
- Django
- Flask
- Spring
- webapp2
Podendo ainda integrar com: Node.js, C++, Scala, Hadoop, MongoDB, Redis e outros, todos trabalhando com o sistema de Cloud da Google – Google Computing Engine.
Opções de armazenamento:
- Banco de dados MySQL – Cloud SQL,
- NoSQL
- Google Cloud Storage.
Ferramentas de desenvolvimento:
O GAE é compatível com as seguintes ferramentas para desenvolvedores:
- Eclipse
- IntellIJ
- Maven
- Git
- Jenkins
- PyCharm
E muitas outras.
Características do Google App Engine
O GAE é uma ferramenta poderosa para quem quer desenvolver aplicações na Nuvem e já vem despontando como um dos melhores PaaS do mercado, oferecendo uma serie de vantagens para os desenvolvedores que utilizam a plataforma.
Algumas características principais são:
- Armazenamento de dados,
- Recuperação e pesquisa,
- Comunicações (XMPP, Email, Google Cloud Endpoints e outros),
- Gestão de processos,
- Configuração e gerenciamento de aplicativos.
- ferramenta de migração HRD
- Integração com Google Cloud SQL
- MemCache Dedicado
- SSL para domínios personalizados
- acesso remoto
- Multitenancy
consulte a lista com todas as Features atuais do GAE:
Vantagens do Google App Engine
Além das ferramentas de desenvolvimento e de integração como aplicativo, existem outros benefícios no uso do GAE:
Infra-estrutura Segura
O Google Possui uma das infraestruturas mais poderosas do mundo e também uma das mais seguras, ter sua aplicação hospedada nesse ambiente pode ser altamente benéfico no que se trata de segurança.
Escalabilidade
Su aplicaçõ nunca mais vai ter problemas de desempenho, já que na Nuvem uma das palavras chaves é a escalabilidade e o GAE utiliza diversas ferramentas para oferecer isso ao máximo aos aplicativos principalmente utilizando do dimensionamento automático.
Desempenho e Confiabilidade
Os produtos Google Sempre tem um desempenho acima da média, principalmente por causa da infraestrutura global do Google e ter isso para o seu aplicativo é excelente.
GAE – Preços
O Melhor o Google App Engine é que voce pode utilizar Gratuitamente, pode começar a desenvolver, testar e até mesmo colocar su aaplicação no ar sem nenhum custo.
O GAE começa a cobrar a partir do momento que sua aplicação começa a utilizar mais recursos, assim como você pode ver na tabela de preços abaixo:
Não perca essa oportunidade, comece a desenvolver ainda hoje, ter uma plataforma poderosa pode ser o diferencial para o sucesso da sua aplicação:
Gostou do artigo? Comente abaixo:


0 comentários